Mitos da hipnose
- Carol Avileis
- 17 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Muitas pessoas ainda perdem a oportunidade de fazer uma hipnoterapia por medos que não tem nenhum fundamento. Nesse post, e no vídeo que postamos aqui, esperamos destruir os mitos da hipnose.
A HIPNOSE É CONTROLE DA MENTE
Mito. Você está no controle da sua mente o tempo todo, tanto quanto você está enquanto tem uma conversa com um amigo ou assiste um filme. As pessoas não farão ou falarão nada em hipnose que não falariam de outra forma. O máximo que irá acontecer é o terapeuta proporcionar um contexto para que o paciente possa fazer ou falar o que já queria fazer ou falar fora do transe.
EU CORRO O RISCO DE NÃO VOLTAR DA HIPNOSE
Mito. Você pode, a qualquer momento, abrir seus olhos e sair da experiência de hipnose. A hipnose é um comportamento, dessa forma você pode escolher não participar mais dessa experiência a qualquer momento. É necessário engajamento e foco para participar da experiência, no caso da hipnose verbal.
VOU ME LEMBRAR DE TUDO QUANDO EU ESTIVER EM HIPNOSE
Mito. Nossa mente não guarda tudo o que vimos, ouvimos e presenciamos ao longo de nossas vidas. Para guardarmos algo na memória, precisamos ter dedicado um mínimo de atenção àquilo. De qualquer forma, as memórias mais vívidas na mente são aquelas relacionadas a uma emoção. As memórias que buscamos na hipnose geralmente são memórias emocionais, ou seja, fortemente ligadas a uma emoção, que foram reprimidas no inconsciente. Essas memórias, quando trazidas à tona em hipnose, são trabalhadas para se dissociarem das emoções negativas que as acompanham.
O QUE FOR FALADO EM HIPNOSE SEMPRE É VERDADE
Mito. Na verdade, nenhuma memória armazenada no nosso consciente ou inconsciente é totalmente aderente à realidade dos fatos. Isso porque a memória está sempre associada à interpretação do que ocorreu antes de ser arquivada. E a interpretação é alterada de acordo com o mapa de cada indivíduo. Como a interpretação sempre existe, a memória é arquivada de acordo com a forma como o paciente lembra do evento. Não só isso, mas o evento em si pode ser fantasioso, ou seja, pode ter sido fantasiado pelo paciente, vindo de impressões de uma conversa ou um filme por exemplo. Mas isso para o terapeuta não importa! Se aquela memória, falsa ou verdadeira, gera uma emoção reprimida negativa, ela deve ser trabalhada da mesma forma para o alívio dos sintomas.
SE EU SOU HIPNOTIZADO ISSO QUER DIZER QUE MINHA MENTE É FRACA
Mito. A hipnose não é uma batalha de mentes. O hipnotizador não é mais forte ou mais fraco que o hipnotizado e vice-versa. O hipnotizador, especialmente em clínica, tem como única intenção ajudar seu paciente a diminuir, e de preferência, aliviar seu sofrimento. O hipnotizado, quando paciente, decide conscientemente participar dessa experiência para atingir o resultado que busca. A hipnose é uma comunicação verbal ou não verbal. Se a comunicação é possível, então a hipnose também é.
Uma curiosidade: quanto mais aprendemos de hipnose, mais fácil é de hipnotizar-nos! Isso porque sabemos que é uma sensação maravilhosa ser hipnotizado, além de sabermos que irá nos aliviar os sintomas que também sentimos de vez em quando! ;)
Confira nosso vídeo sendo hipnotizadas por nosso querido amigo e colega Alex Kobs. A hipnose utilizada é não verbal e, apesar de estarmos em curso, saímos muito melhor da experiência do que entramos.
Comments