Mantendo a saúde mental em tempos de isolamento
- Carol Avileis
- 22 de mar. de 2020
- 4 min de leitura
Muitas pessoas que estão em casa agora, devido à pandemia do coronavírus, estão totalmente absortas nas notícias relacionadas ao quanto o vírus está se espalhando, ao quão contagioso ele é, e ficam também bastante preocupadas de existirem pessoas que estão se expondo e expondo outros a riscos por não obedecerem às recomendações.
Essas preocupações, o isolamento, a falta de rotina, estão levando os mais sensíveis a níveis altos de stress e também a crises de ansiedade. Caso as pessoas sejam portadoras de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes, pressão alta, doenças autoimunes, etc., é bem provável que esse stress possa disparar os sintomas dessas doenças pré-existentes.
Por tudo isso, resolvi escrever pra vocês sobre como você pode manter a saúde mental mesmo estando em casa durante esse período. Espero que seja proveitoso pra você e pra sua família.

O primeiro passo é manter o contato social com a família. Muitos filhos estão preocupados com os pais idosos. Muitos idosos estão se sentindo sozinhos e preocupados com sua própria situação e com a de seus filhos. Por isso, mantenha contato social entre as pessoas da família, amigos próximos e vizinhos, através de chamadas de vídeo.

Segundo passo: mantenha uma rotina semelhante ao que seria se não estivéssemos em isolamento. Lembre-se: um dia com uma rotina estruturada irá diminuir a ansiedade e a insegurança do momento, principalmente para crianças, mas também para adultos.
A rotina durante a semana deve ser mantida o máximo possível, bem como o lazer do fim de semana (dentro de casa!). A seguir dicas importantes para serem levadas em consideração:
Mantenha os horários de acordar e dormir. O ciclo de sono é um dos fatores que mais controlam nossa rotina, saúde e humor diários.
Mantenha os horários de alimentação, bem como a alimentação usual. Junto com o sono, a alimentação é o fator que mais contribui para a manutenção do nosso ritmo circadiano, conforme mostra a gravura. Esse ritmo regula os hormônios do nosso corpo e nos mantém com saúde física, mental e emocional.
A maior parte das escolas tem se organizado para propor material e estudo em casa, uma versão improvisada e temporária do homeschooling americano. Dessa forma, se seu filho estuda de manhã, organize esse horário de estudo para o horário da manhã, respeitando as pausas que ele faria na escola também.
O maior risco dessa estruturação de rotina ir por água abaixo é a falta de limites dos eletrônicos em casa. Claro que eles devem ser permitidos, mas com parcimônia e depois que as obrigações e deveres tenham sido feitos. Excesso de eletrônicos (tanto para adultos quanto para crianças) aumenta o sedentarismo, gera ansiedade e desregula nosso ciclo normal diário.
Mantenha o ritual antes de dormir. Por mais que você não perceba, antes de dormir você tem um ritual habitual, principalmente se tiver crianças em casa. Tomar banho, jantar, escovar os dentes, ler um livro... Cada família tem o seu ritual. Ele deve continuar a ser respeitado, porque tem uma enorme influência na qualidade do sono à noite.

Terceiro passo: para que sua saúde física, mental e emocional se mantenha e melhore durante o período de isolamento, inclua na sua rotina estruturada um momento de atividade física. Muitos países do mundo tem longos períodos de inverno onde as pessoas se acostumam a realizar atividades físicas dentro de casa. Agora chegou a vez de nós também aprendermos como. Se você conseguir, tenha um horário só seu. Existem academias que estão disponibilizando aulas com horário definido aberto no Instagram, para todos os tipos de modalidades de ginástica. Além disso, existem muitos vídeos gratuitos no YouTube para a prática de exercícios físicos no conforto da sua sala. As crianças também devem entrar no ritmo com aulas divertidas de dança, brincadeiras onde o corpo é utilizado ou uma coreografia daquela música preferida. Cada um fazendo o que mais gosta, e vamos mexer esse esqueleto!

Quarto passo: exercite também a mente! As crianças irão fazer seus deveres em casa, mas você também pode e deve se propor algum tipo de exercício para sua mente. Lembre-se daquele livro encostado, daquele curso on-line que você queria fazer, aprenda algo novo. Muitos sites liberaram seus conteúdos pagos durante esse período, como uma forma de contribuição nesse período de crise. Aproveite! Tenha metas diárias para avançar no livro ou nas aulas do curso. Use esse momento de isolamento para estudar o que você tinha se prometido há tanto tempo.
Atividades intelectuais com as crianças também devem ser incluídas no dia: um jogo de STOP, palavras cruzadas, montar um quebra cabeças... Use sua imaginação e vamos colocar a mente para trabalhar!

Quinto passo: se você chegou até aqui, é porque realmente quer retomar o controle sobre sua vida. É porque não está disposto a se entregar ao stress, à ansiedade, à histeria coletiva. Então o que falta agora é cuidar do seu aspecto espiritual. Esse aspecto é pessoal de cada um, mas em qualquer crença envolve duas importantes partes: contato com o divino e contato comigo mesmo. Então separe a porção mais silenciosa do seu dia para rezar, orar, entoar cânticos sagrados e meditar. Estabelecer o contato com algo superior, de acordo com a crença de cada um, irá lhe encher de esperança, conforto, fraternidade e amor. Seu stress e sua ansiedade irão diminuir conforme pratica, e rapidamente o controle sobre sua vida irá retornar para as suas mãos. Existem muitas coisas que não podemos controlar externamente, mas internamente somos totalmente responsáveis por como nos sentimos e encaramos os desafios apresentados.

Espero que essa estrutura de rotina te ajude não só durante o período de isolamento, mas para os dias que vierem depois. Que todos nós possamos tirar lições preciosas desse momento difícil e sairmos dele pessoas melhores.
Comments