top of page

Liberte-se da compulsão alimentar sem força bruta


Sob o enfoque da análise do comportamento, a compulsão alimentar é encarada como um comportamento que foi automatizado e continua funcionando no automático. Dessa forma, existem gatilhos ao longo do dia que podem aparecer e acionar esse comportamento automatizado. Esses gatilhos, ao longo do tempo, podem se tornar cada vez mais generalizados!


Você pode perceber que tem compulsão alimentar quanto tá eufórica, quando tá depressiva, quando tá ansiosa, mas também quando tá sem nada pra fazer. Simplesmente ficar sozinha pode ser um gatilho para um violento episódio de compulsão alimentar. Isso acontece porque houve uma generalização de gatilhos. Nesses casos, tentar entender o que causa a compulsão alimentar pode ser mais estressante que ajudar de fato. Você irá perceber que tem episódios em muitas situações diferentes, sem causas aparentes.


Mas a ciência do comportamento também traz luz sobre como se livrar da compulsão alimentar


Da mesma forma como esse comportamento foi instalado, ele também pode ser extinto. Para isso, não usamos de força bruta, força de vontade, nada disso. Usamos estratégias!

1) Observamos que o impulso de comer compulsivamente chega, mas não precisamos agir sobre ele.

2) Observamos que não agir sobre esse comportamento, nem lutar, nem comer, não irá causar nenhum tipo de ação no nosso corpo. O famoso "não vou morrer por causa disso".

3) Percebemos que evitar alguns gatilhos, alterando meu ambiente, pode facilitar uma mudança de comportamento. Por exemplo, não ter alimentos em casa ou por perto que disparem esses episódios compulsivos.

4) Ao não agir quando um impulso compulsivo vier, de alguma forma nós reforçamos positivamente esse comportamento, trazendo a famosa recompensa por não ter outro episódio de compulsão alimentar.

5) Através da hipnose, instalamos mecanismos de parada e também mecanismos para lidar com a ansiedade, para que você não caia no automatismo.


Você não precisa viver com esse sofrimento. Você pode viver livre dessa doença. O primeiro passo é querer!


Comenta aqui se você imaginava que a compulsão alimentar podia ser tratada de forma estratégica!

Kommentare


bottom of page