Como ter uma mente positiva
- Carol Avileis
- 9 de set. de 2020
- 4 min de leitura

Uma das indicações que eu tenho pra todos os meus clientes é manter uma atitude positiva. Como fazer isso quando você está doente, tem uma compulsão, está passando pelo luto, por uma separação? Por isso escrevi esse post. Através de alguns aspectos da sua vida, quando trabalhados, você consegue melhorar muito seu comportamento que pode ser hoje predominantemente negativo e pessimista.
1. Coloque a gratidão no seu dia

Ansiedade, depressão, baixa de autoestima, dismorfia corporal, vícios ... o que todos eles têm em comum?
Uma baixa perspectiva de futuro, pouco ânimo, poucas coisas boas em que se focar.
O foco é todo concentrado em problemas, dificuldades e desafios. Tudo parece negro.
Uma ferramenta simples, fácil e descomplicada é fazer um jarro ou pote de gratidão.
Material:
1 jarro ou pote de vidro
1 bloco de papéis coloridos
1 caneta
Modo de fazer:
Coloque o pote de vidro em um local de passagem, bem visível pra toda a família. Todos os dias, escolha um momento para que todos possam escrever pelo menos uma coisa que são gratos no papel colorido e coloque no pote. Também é permitido ao longo do dia colocar motivos de gratidão de forma aleatória!
Dentro da psicologia positiva, quanto mais pensamos em coisas positivas e mais tempo gastamos refletindo sobre coisas que somos gratos, mais conseguimos olhar a vida de forma otimista. Os problemas e desafios vão ficando menores e mais fáceis de serem encarados. O que você achou da ideia?
2. Use palavras construtivas

Quando você fala ou conta algo que aconteceu, você reproduz novamente a memória na sua mente. Isso quer dizer que você reescreve essa memória. Sobrescreve o que estava antes.
Então, se você usa palavras de construção, que te levem a entender que você quer a mudança, você abre um importante caminho. Veja alguns exemplos, e se prepare pra ensinar sua mente a compreender que as coisas irão mudar daqui pra frente!
Eu sou assim.... troque por: Era um hábito me comportar assim.
Eu sempre fiz isso... troque por: Eu costumava agir assim.
Eu tenho medo de... troque por: Eu não me sentia confortável com...
Todo mundo sempre.... troque por: Minha impressão era de que...

3. Coma saudável
Tenha uma dieta saudável. Dieta representa o que você come normalmente. Não o que veio no menu da revista ou a dieta do nutricionista. Saudável é comer com amor, um pouco de tudo, incluindo cor e variedade, com prazer.

Mindfulness ao comer. Prestar atenção ao que come, mastigando devagar, deixando as talheres ao lado enquanto mastiga. Apreciando os sabores e os cheiros, lembrando de algo associado a esta comida.
Cozinha afetiva. Cozinhar a comida de forma afetiva, transferindo para o alimento o amor que você sente pela sua família e por você mesma, e a gratidão por ter comida. Arrume a mesa de forma a transmitir a importância daquele momento a todos.
Planejamento. Cozinhar e comer podem ser tarefas ao invés de momentos de prazer. Para evitar essa correria, que tal planejar o que vai ter no cardápio da semana, fazer as compras de acordo e organizar a forma de cozinhar?
Variedade. Testar novas receitas, variar ingredientes, temperos... que tal tentar algo novo? Procure manter os pratos coloridos e atrativos, para que sejam um alimento para os olhos também.
Faça as pazes com a comida. Não existe comida proibida. Não existe comida boa ou má. Não existe pecado ao comer. Tudo é permitido, desde que você coma de forma consciente, respeitando os limites do seu corpo.
Procure nutricionistas especializados em comportamento alimentar. Fuja de nutris que valorizam medidas e peso, que queiram tirar fotos do antes e do depois. Que peçam pra você força de vontade e disciplina.
A comida será seu aliado no combate à ansiedade, não o bode expiatório para "descontar" a ansiedade nela. Será também um importante aliado em formar sua mente positiva.
4. Faça exercícios
Apenas recentemente começamos a passar a maior parte do nosso tempo sem quase nenhum esforço físico para ganharmos nossa sobrevivência. Isso, porém, nos impacta emocional e fisicamente.

Porque não nos exercitamos, não liberamos os hormônios que precisamos, não descansamos a cabeça e não ativamos nossos sistemas físicos (muscular, circulatório, linfático, digestório...). Nenhum tratamento médico, psicoterapêutico ou nutricional irá substituir a necessidade de ter movimento físico.
O alívio emocional, mental e físico obrigatoriamente passam por um estilo de vida onde há movimento.
Não importa realmente o que você escolha fazer! Faça algo que você se identifique, que seja possível agora na quarentena, que te traga prazer. Determine uma frequência mínima de 3x por semana, por 30 min, pra começar. Em 3 semanas, você começará a ver o resultado do seu esforço. Dormir melhor, ter mais disposição, equilíbrio de emoções, mente mais tranquila e alívio de dores no corpo são apenas alguns efeitos possíveis com o início do movimento.
Bora começar? Coloque nos comentários o que você faz ou começará a fazer para se colocar em movimento!
5. Ouça músicas que te animem
A música tem um efeito fantástico de alterar as suas emoções conforme você as ouve. Se você ouve músicas alegres e positivas, você tem na música um grande aliado em manter sua mente positiva.

Mas do que procurar uma música que te agrade, de acordo com sua preferência musical, procure uma música que traga palavras de ânimo e esperança, que te deixem positivo e otimista.
Eu dei como exemplo aqui a música "Three little birds" do Bob Marley, que traz um pouco daquela ideia de não se preocupar porque tudo vai ficar bem:
"Levantei esta manhã
Sorri com o sol nascendo
Três pequenos passarinhos
Pousaram na minha porta
Cantando doces músicas
De melodias puras e verdadeiras
Dizendo
(Esta é minha mensagem para você)
Não se preocupe com isso
Cada pequena coisa vai ficar bem
Não se preocupe com isso
Porque cada pequena coisa vai ficar bem"

Eu desejo que você fique bem, que você tenha esperança de que isso tudo vai passar, de que tem muita gente torcendo por você e que você tem coisas grandiosas ainda pela frente para mostrar pro mundo!
Deixe seu comentário se esse post te ajudou!
Comments